Criei uma nova seção no blog. Como vocês podem ver é a CENA OBSCENA.

Obsceno é : adj. 1. Atentatório ao pudor. (...)
Pudor é: s. m. 1. Sentimento de pejo ou vergonha, produzido por atos ou coisas que firam a decência, a honestidade ou a modéstia. (...)
Decente é: dj. m. e f. 1. Que fica bem; conveniente, decoroso, honesto. 2. Asseado, limpo.*

A seção é para lembrar que, coxas, nádegas, seios, tórax, um corpo que age e interage, todos temos... Que sexo, desejo, paixão, amor, escândalo... fazem parte da vida... E que indecente é isto que está aí em cima...É promover guerras, fomentar o ódio, exercitar a intolerância, a brutalidade, favorecer a discórdia e também SE OMITIR de contribuir para que tudo isto desapareça, ou pelo menos, não seja tão presente em nossos dias ...ISTO SIM, É INDECENTE!

A foto de Kevin Carter (1961-1994), tirada no Sudão**, ganhou o Prêmio Pulitzer em 1993, entre inúmeros outros. Kevin percorria uma aldeia e tirou a foto da menina. Ele afirmou em entrevistas que estava fotografando a criança, mudou de ângulo e, de repente, viu a ave atrás dela.
Carter sofreu um número incontável de críticas porque não ajudou a menina, já que, Journalists at the time were warned never to touch famine victims for fear of disease. This criticism and the death of a close friend in township violence may have contributed to Carter's suicide at the age of 33.*** (Os jornalistas naquele tempo eram avisados para nunca tocar nas vítimas famintas por medo de pegarem doenças.
Algumas das críticas foram muito pesadas e uma delas, do St. Peterburgh Times sentenciou que: the man adjusting his lens to take just the right frame of her suffering, might just as well be a predator, another vulture on the scene."*** ( O homem ajustando sua objetiva para tirar o fotograma correto, pode ser, igualmente, outro predador, mais um abutre na cena.)

Se levarmos em conta que o que interessa é a objetividade, que muitos ainda acreditam,(geralmente aqueles que nunca "toparam" com a "realidade" do mundo e se mantém nas suas mesinhas de escritório mais que seguras. Aqueles que acreditam no mito construído sob frágeis bases - e não falo aqui do óbvio, da função, da tarefa do jornalista de cobrir, de contar, de buscar ambos os lados) ele estava correto.Ou não? Ele não fez seu trabalho e foi embora? Ele não "contou uma história e não se intrometeu no desenrolar dela"? Assim como muitos, todos os dias, em várias profissões, o fazem... Mas e quanto a humanidade? E a subjetividade? E a objetividade da vida?

**A guerra do Sudão

"O Sudão (antiga Núbia), em 1820 tornou-se colônia britânica e em 1899 foi submetido ao domínio egípcio-britânico. Em 1956 obteve a independência. Começou, no sul, a guerrilha do Exército de Libertação do Povo Sudanês (SPLA). Depois de vários golpes, em 1989 tomou o poder o general Omar al-Bashir, que instalou uma ditadura militar. Seu regime foi marcado pela intensificação dos combates e, em 1991, adotou um Código Penal baseado na lei islâmica. Os combates entre a guerrilha do SPLA e o governo islâmico provocaram o êxodo de milhares de pessoas. Cerca de 600 mil refugiados morreram de fome no sul, a 800 km de Cartum, a capital, em 1993."

* Dicionário Michaelis
** http://www.studium.iar.unicamp.br/13/2.html?studium=
*** http://www.thisisyesterday.com/ints/KCarter.html

3 comentários:

É, ele fez o seu trabalho e deixou de ser mais humano...mas não posso julgar...afinal cada "cabeça uma sentença"...com seus valores éticos e morais...o comum seria ele ter a salvado, mesmo que ser comum hoje em dia e expressar os sentimentos mais sinceros signifique ser anormal...

Adorei o blog Vivi...Parabéns!!!

Bjus

Como vc diz Vivi cade a objetividade da vida???Fez seu trabalho ? Sim, ele fez.Mas então o trabalho, o talento é muito mais importante que a vida de um ser humano???Mesmo que a criança não sobrevivesse,a tentativa de fazer alguma coisa era mais do que a obrigação do fotográfo.E saber que filósofos, sociólogos ainda falam em ética e moral.

Realmente está cena é desumana. A desigualdade social sempre esteve presente e se isso não mudar cenas como esta vão continuar se repetindo infelismente.
Vivi muito dez seu blog!
Bjos.