O Dia Internacional da Mulher não serviu para louvar a maternidade, a mãe, a dona de casa, a submissa, ...

Não serviu para se comprar flores e distribuir a esmo, como uma forma de "mea culpa" barata...
Vocês sabem qual a razão para este dia?

"O Dia Internacional da Mulher é uma homenagem a um episódio trágico que aconteceu nos Estados Unidos. Em 1857, mulheres de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se rebelaram contra suas condições de trabalho. Elas ocuparam a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. As operárias também recebiam menos de um terço do salário dos homens. Foi a primeira vez que as mulheres se uniram para reivindicar melhorias. A rebelião foi contida de forma violenta, culminando com a morte de 129 tecelãs, que morreram carbonizadas dentro da fábrica.
Em 1910 surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975 a Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.
No Brasil, o direito ao voto só é reconhecido na Constituição de 1934.
A primeira governadora é eleita 60 anos depois.
De acordo com dados da Fundação Carlos Chagas, no período de 1981 a 1998, o crescimento das mulheres economicamente ativas no país foi de 111%, enquanto que o dos homens foi de 40%.
Hoje, a parcela feminina representa 41% da população economicamente ativa, com 30 milhões de mulheres no mercado de trabalho. No setor educacional, a ascensão da mulher revela-se na presença de 57% dentre os estudantes do 2º grau e de ensino superior.
Na índia, as mulheres pagam para se casar e esse pagamento pode ser em dinheiro ou em bens como casa, carro, máquina de lavar. O que perturba é que, apesar de a prática soar como algo ultrapassado, trata-se, na verdade, de um fenômeno muito praticado atualmente, que vem aumentando a violência e a comercialização nos últimos 20 anos.
O valor do dote pode ser de 50 mil (US$ 1.136) a 20 milhões de rúpias (US$ 454.546). Depende de quanto se pode pagar, da casta e da classe a que se pertence. A prática, embora seja ilegal, acontece com freqüência.
De acordo com a ONU, 25% das brasileiras são vítimas constantes de violência no lar. Em apenas 2% dos casos, o agressor é punido e, em cerca de 70%, esse agressor é o marido ou companheiro.
Nas eleições de 2002 se evidenciou a expressão das mulheres: 51% da população e do eleitorado; 40% da população economicamente ativa; 26% dos chefes de família.Segundo o Ministério da Previdência Social, existem atualmente 9 milhões de donas-de-casa no Brasil. Até mesmo as cerca de 40 milhões de mulheres que ocupam postos no mercado de trabalho, formal ou informal, acabam desempenhando ou gerenciando atividades domésticas. Ou seja, no mundo contemporâneo ainda cabe AINDA ao sexo feminino, majoritariamente, a tarefa de cuidar do lar e da família. "

Que ótimo que a gente conseguiu "tudo" isso.. tss...tssss...tsss
Mas olha só, como somos fortes, conseguimos "na marra", "no braço", com tudo contra...

Dados pavorosos sobre como vivem as mulheres no Brasil , clique aqui: http://copodeleite.rits.org.br/apc-aa-patriciagalvao/home/index.shtml

3 comentários:

É uma brincadeira que ta rolando na blogosfera... E também uma idéia para um post!!!

"Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do 'recrutamento'. Ademais, cada participante deve reproduzir este 'regulamento' no seu blogue."

Que puta acontecimento, que lamento, que foda.
É muito foda!
Gostei do post
E agente se indiguina,
Beijos, vamo que vamo que a fila anda bom fsd!
Au Revoir!

Tenho lido.

Olá Vivi...

Como sempre a maioria festeja as datas comemorativas, mesmo sem saber o que significam...

Neste dia estava no Hotel Itá Thermas fazendo protocolo de um seminário que tinha por objetivo mostrar essas condições precárias em que mulheres se submetem e são submetidas...foi uma reflexão também para a inserção no mercado de donas de casa que queiram renda própria para não mais precisar se submeter a isso, pois um dos maiores motivos desses acontecimento, além dos brutamontes que muitos homens são, a questão financeira pesa na hora de cair fora e a falta de cultura e convivência com a modernidade também!!!

Abraços