Carta dos Jornalistas Catarinenses
Em Defesa da Formação
Nesta quarta-feira, 26 de outubro, a atenção dos jornalistas profissionais de todo o país estará voltada para o julgamento da Ação Civil Pública que questiona a necessidade de formação superior para o exercício da profissão. O
site do SJSC estará acompanhando o julgamento, que será realizado no Tribunal Regional Federal de São Paulo.
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina convoca profissionais e estudantes, professores dos Cursos de Jornalismo, entidades de defesa dos direitos do cidadão e parlamentares para que se somem a todos aqueles que têm na Liberdade de Imprensa um direito básico à cidadania, para se manifestar em defesa da manutenção do diploma de jornalista como essencial para o acesso à profissão.
Há quatro anos, uma liminar da juíza Carla Rister, do Tribunal Regional da 3ª Região, permite o acesso ao registro de jornalista a qualquer um, ferindo a legislação e atingindo uma das principais bandeiras de luta dos jornalistas profissionais: a formação. É nos cursos de Jornalismo que o trabalhador fixa os conceitos norteadores para o exercício da profissão com base na ética, na informação verdadeira e no compromisso social de nossa profissão.
No próximo dia 26 de outubro, em São Paulo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região julgará liminar da Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, que requer a exigência do diploma de curso superior em Jornalismo para o acesso ao registro junto ao Ministério do Trabalho e, portanto, ao efetivo exercício da profissão. E é para este momento que convocamos a sociedade catarinense a se mobilizar e a dizer não aos freqüentes ataques para desconstituir a identidade da categoria dos jornalistas e reafirmar um sonoro sim ao jornalismo verdadeiro, ético e plural, com base na formação.
Em defesa da formação dos jornalistas, junte-se a nossa luta!

0 comentários: