Site com obras de arte e imagens com grande resolução!
"Documentário sobre os índios Guató traça uma reflexão sobre identidade e memória.
Um olhar lúcido e sensível para os índios Gautó remanescentes, moradores da região do Pantanal mato-grossense e tidos como extintos. Por meio da língua, da mitologia e dos hábitos da tribo, o diretor Pizzini, junto com os indígenas, traça uma reflexão sobre identidade e memória. As imagens são excelentes, e traduzem não só o imaginário dos índios, como também a leitura proposta pelo diretor para o passado e presente."
Slava´s Snowshow
Inspirado no surrealismo e em clássicos da literatura para compor o personagem orinicpal deste maravilhoso show que nuca se repete, porqueo autor adapta cada show ao país.
Os brasileiros na Documenta de Kassel, a principal exposição de arte do mundo, e na Bienal de Veneza, a mais tradicional das mostras. Quer saber quem são e o que peoduzem? Clique aí, ó: http://bravonline.abril.com.br/indices/artesplasticas/artesplasticasmateria_233918.shtml
Wild Oscar Wilde
Porque Oscar Wilde é mais que necessário. Um dos maiores aforista que o mundo já teve. Dele absorvam as incríveis obras, aprendam com a perspicaz leitura que ele fez do ser humano, com a intolerância dele para com a ausência de idéias e o desprezo pelo reacionário. Esqueçam dele as bobagens misóginas, porque apesar de gay, o escritor era um personagem, um homem do seu tempo, repleto de preconceitos.
Começo com uma sobre Jornalismo...
"Há muito a ser dito em favor do jornalismo atual. Ao nos fornecer as opiniões dos incultos, nos mantem em contato com a ignorância coletiva". [Gilbert, em "O Crítico Como Artista"(1891)]
"Que sorte têm os atores! Cabe a eles escolher se querem participar de uma tragédia ou de uma comédia, se querem sofrer ou regozijar-se, rir ou derramar lágrimas; isto não acontece na vida real. Quase todos os homens e mulheres são forçados a desempenhar papéis pelos quais não têm a menos propensão. O mundo é um palco, mas os papéis foram mal distribuídos."
"Não há livros morais e livros imorais. Há livros bem escritos e livros mal escritos, só isso. '
"Hoje em dia conhecemos o preço de tudo e o valor de nada. "
"Viver é a coisa mais rara do mundo. Muitas pessoas existem, só isso."
"O egoísmo não consiste em vivermos conforme os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da forma que nós gostaríamos. O altruísmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser."
"A forma de governo mais adequada ao artista é ausência de governo. Autoridade sobre ele e sua arte é algo ridículo. "
"Não devemos estrear na vida como um escândalo. O escândalo deve ser guardado para tornar interessante a velhice."
"Só os que perderam a cabeça sabem raciocinar."
"Posso resistir a tudo, menos às tentações".
"Adoro os jantares em Londres. Os convidados inteligentes nunca nos escutam, e os convidados estúpidos nunca conversam".
"Existem apenas duas tragédias no mundo. Uma é não coneguir o que se quer; a outra é conseguir."
O Retrato de Dorian Gray
" - Porque considero que influir sobre uma pessoa é transmitir-lhe um pouco de sua própria alma; esta pessoa deixa de pensar por si mesma, deixa de sentir as suas paixões naturais. Suas virtude não são mais suas. Seus pecados, se houver qualquer coisa semelhante a pecados, serão emprestados. Ela tornar-se-á eco de uma música estranha, autora de uma peça que não se compôs para ela. O fim da vida é o desenvolvimento da personalidade. Realizar a sua própria natureza- eis o que todos procuramos fazer. Os homens hoje, amedrontam-se deles mesmos. Esqueceram-se dos maiores de todos os deveres, do dever que cada um deve a si próprio. Naturalmente são caridosos. Nutrem o pobre e vestem os andrajosos, mas deixam as suas almas famintas e andam nus. A coragem nos abandonou; é possível que nunca a possuíssemos! O terror da sociedade, que é a base de toda moral, o terror de Deus, que é o segredo da religião- eis as duas coisas que nos governam."
Fonte: O Retrato de Dorian Gray. Oscar Wilde. Ed.Imago.
De Profundis
"...Estou há quase dois anos na prisão. Durante esse tempo, meu temperamento me fez passar por momentos de selvagem desespero,de entrega total ao sofrimento, que era contristadora até para quem a observava, por uma raiva terrível e impotente, por sentimentos de amargura e rancor, por uma angústia que me fazia soluçar, um sofrimento que não encontrava palavras para expressar-se, um arrependimento mudo, um pesar silencioso. Passei por todos os estágios possíveis do sofrimento. Entendo melhor que o próprio Wordsworth o que ele quis dizer quando escreveu: " O sofrimento é algo permanente, misterioso e sombrio e tem a natureza do infinito".
Fonte: A Alma do Homem sob o Socialismo & Escritos do Cárcere.Oscar Wilde. Ed. L"PM
1 comentários:
Olá Vivi, faz um tempo que não passava por aqui, mas como sempre nunca é perda de tempo. Adorei as reflexões e destaques. Sinto muita falta de sua sabedoria em minha vida, mas nunca esqueço o que aprendi com você. Coisas que já sabia, mas com ênfases mais interessantes. Um mundo que já conhecia, mas que via com olhos desfocados pela "normalidade" imposta. Sigo desde então com perplexo em tudo que interpreto pós "balde de água fria" dado por você. Água fria até mesmo no inverno é uma maravilha, acordar não é apenas ver de outra forma, mas conhecer-se melhor e mudar o que está ao nosso alcance ao invés de apenas contrariar em pensamento ou decepcionar-se com as situações absurdas que a vida nos revela. Mesmo assim, é muito bom viver e não só existir como você cita. A minha existência com certeza se tornou mais ativa e interessante.
Saudades...que todos os seus dias sejam bons dias!!!
Bjs
Postar um comentário